Hoje é dia de desvendar O LADO B DA LITERATURA da Dona Irene, poetisa das mais talentosas, que é casada com o premiado escritor carioca Eduardo Martínez, cujos textos são publicados diariamente aqui no Notibras. Além de tuiteira afamada (até o Presidente Lula segue a moçoila), ela é respeitável servidora pública federal, sempre tendo exercido a função de assistente social.
"É engraçado que muita gente se surpreende quando descobre que sou assistente social. Talvez seja por causa das minhas postagens sobre política e humor no aplicativo "X" (antigo Twitter)." Ela é listada entre as cinco mais famosas influenciadoras brasileiras que falam de política de forma humorada.
Outra curiosidade sobre a Dona Irene é que ela é proprietária de um apartamento que pertenceu ao saudoso escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, em Porto Alegre. "Foi uma surpresa descobrir tamanha coincidência, ainda mais porque há tempos era leitora do Caio."
Apaixonada por cães, a nossa poetisa convive com as buldogues Bebel e Clarinha. "Elas são minhas filhas também, e adoram brincar com a Maria Luiza (Malulinha). Fico admirada como a Bebel e a Clarinha têm paciência com a caçula da família."
Além de ter enchido a paciência do marido para que ele retornasse à literatura, foi incentivadora de outro escritor, o Daniel Marchi. "O Dan é tão bom, que creio que nem ele consegue ter dimensão do próprio talento. Fui testemunha de quantas vezes o Edu falou pro Dan publicar, mas, pra mim, foi só quando eu conversei com ele que a coisa andou. Deve ser porque homens são acostumados a obedecer às mulheres desde sempre."
Dona Irene nasceu em Teresina-PI, mas nunca morou na sua terra natal. "Sou a caçula, e minha mãe quase morreu no parto da minha irmã, que nasceu em Caxias-MA. Por isso, mamãe preferiu que eu nascesse em Teresina, onde os hospitais são melhores. Mas cresci em Caxias, até que, já adolescente, me mudei para Brasília e, muitos anos após, para Porto Alegre. Então, é difícil pra mim falar que sou apenas piauiense, pois também me sinto maranhense, que nem a minha família."
— Tá, Dona Irene, mas a sua filha não é gaúcha?
— É verdade que a Maria Luiza é gaúcha, mas ela adora dormir em rede e comer cuscuz.
A Dona Irene ama viajar, especialmente pegar a estrada. "É bom demais pegar a estrada ao lado do Edu, mas ultimamente tenho viajado mais de avião por conta da nossa filha",
— Dona Irene, já viajou para outros países?
— Até o momento, conheço apenas o Argentina e o Uruguai. Pro Uruguai fui algumas vezes, mas a melhor viagem mesmo foi para Buenos Aires.
— Gostou tanto assim?
— Bem, na época, o Edu e eu estávamos em João Pessoa-PB e, de lá, fomos direto para Buenos Aires. Lembro que o Edu e eu estávamos tristes, pois não queríamos sair de João Pessoa, mas, assim que chegamos à capital argentina, amamos. O Edu já conhecia, mas aquela era a minha primeira vez ali. E aconteceu algo que até hoje me belisco pra saber se não foi um sonho.
— E o que foi?
— Não é que o Edu conseguiu fazer com que a gente se encontrasse com o Ricardo Darín?
— O ator?
— Ele mesmo! Maravilhoso! Aqueles olhos lindos! Tão simpático! Tão gentil! Ele viu que o Edu não estava entendendo bem espanhol e, do nada, começou a falar em português pra que o Edu entendesse.
Além do grande astro do cinema argentino, Dona Irene tem muitas histórias para contar. Uma delas é que ela já foi atacada por uma jararacuçu.
"É verdade! O Edu e eu tivemos uma fazenda em Goiás. A fazenda era cercada por dois riachos. A gente adorava descer para um deles com os cachorros. Foi aí que eu acabei pisando em uma jararacuçu que estava dormindo na areia da margem do riacho. A cobra acordou e me picou na perna. A sorte é que eu estava de perneira."
Dona Irene é torcedora do Palmeiras, inclusive já esteve ao lado do maior ídolo do seu time, o ex-craque Ademir da Guia. Sem contar que o Ademir já havia feito um vídeo parabenizando a Dona Irene assim que ela se mudou para Porto Alegre.
"É verdade! Até hoje vejo e revejo o vídeo que o Ademir fez pra mim. E acabamos nos encontrando no Beira-Rio em 2023. Foi legal demais!"
Diante de tantas coisas, consideradas irrelevantes por todos que a conhecem, consegui desvendar o grande trunfo desta mulher de múltiplos talentos. É que a Dona Irene é a melhor amiga do Chefe (o jornalista e escritor José Seabra), fundador do Notibras.
"Não sei se você sabe, mas o Edu não bebe. Bem, eu gosto muito de uma caipirinha, ainda mais quando estou em frente à praia. E o Chefe também é bom de copo. Mas não se preocupem, pois o Edu está sempre sóbrio e pode dirigir."
@donairene13
- Nota de esclarecimento: A Dona Irene foi retratada em O LADO B DA LITERATURA, do colunista Cassiano Condé, no Café Literário do Notibras no dia 13/4/2025.
- https://www.notibras.com/site/donairene13-veneravel-do-campo-digital-tem-hora-que-faz-ate-lula-cocar-a-cabeca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário