domingo, 20 de março de 2022

Minhas filhas e o motorista de Uber

 

    A história de hoje aconteceu na cidade de São Paulo durante a pandemia da covid-19, cuja população é muito maior que a de muitos países. Sampa, apesar da enorme multiplicidade de culturas, não é propriamente o local mais lindo do mundo. Seja como for, a minha filha, que à época era a mais nova, mas hoje é a do meio, que cursa biotecnologia na USP, foi morar nessa metrópole. E, para auxiliá-la nessa mudança, a minha filha mais velha foi ajudar a irmã.

    E lá estavam as duas no Uber, quando o motorista puxou conversa. Ele perguntou se as duas haviam chegado recentemente a São Paulo. A minha filha mais velha respondeu que sim, quando o motorista logo notou o sotaque característico do Rio. A partir daí, ele começou a enaltecer São Paulo, dizendo isso e aquilo, que era o melhor lugar do mundo, o mais lindo do planeta. As minhas filhas se entreolharam espantadas, mas, como são muito educadas, apenas sorriram. 

   _ Pois é, São Paulo é muito melhor que o Rio. Os cariocas não trabalham, vivem apenas para o carnaval. 

    _ Você já foi ao Rio? - perguntou a mais velha.

    _ Nunca! São Paulo tem tudo! Aqui tem tudo e tudo aqui é melhor! O Rio é até bonitinho, mas acho que aquelas coisas que aparecem na televisão é tudo montagem. Deve ser um cenário que os jornais fazem para que o Rio pareça ser bonito.

    As minhas filhas continuavam a se entreolhar e rir, quando o motorista estacionou o veículo no destino, justamente o campus do USP Leste, onde fica o curso de biotecnologia. A minha filha, então caçula, quase muda, apenas acenou com a cabeça em agradecimento. No entanto, a maior, contestadora como ela só, quis saber o time do tal motorista. Ele, com um sorriso mais largo que a própria cara, respondeu:

    _ O maior de todos: Flamengo!

  • Nota de esclarecimento: A crônica "Minhas filhas e o motorista de Uber" foi publicada por Notibras por Notibras no dia 25/11/2023.
  • https://www.notibras.com/site/minhas-filhas-o-motorista-de-uber-em-sampa-e-o-melhor-do-rio/

    

10 comentários:

  1. Ah! Não. Eu não iria perder a oportunidade, iria dizer: Mas, vem cá, se São Paulo é melhor do que o Rio, por que você torce para um time do Rio? Tudo aqui é melhor, menos o futebol? E outra coisa: é bom o senhor conhecer o Rio, aí, depois o senhor compara. Sem conhecer, é difícil comparar.
    Eu morro de raiva desse bairrismo sem lógica.
    Particularmente, cada cidade tem seu valor.
    Eu sou e moro numa cidade do interior de Goiás, mas não admito ninguém falar mal.
    Coisas boas e ruins há em todas as cidades. Detesto comparações.
    E a minha segunda cidade, é realmente o Rio de Janeiro, mas é por causa da minha infância, que era meu caminho da roça, mas sem comparações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Lúcia, essa história a Aninha me contou hoje. Então, depois de várias risadas, escrevi. Não fique com raiva do motorista do Uber. Nem as duas ficaram.rs Mais uma vez, muito obrigado pela leitura! Beijo enorme!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Quando a minha filha mais velha me contou, rimos muito juntos. Muito obrigado pela leitura e pelo comentário!

      Excluir
  3. Aff!

    Não sei se fico com raiva ou tenho pena desse motorista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que é melhor rir! Muito obrigado pela leitura e pelo comentário!

      Excluir
  4. Vivo em São Paulo desde sempre, apesar de baiano, digo "soteropaulistano" e bem sei que das coisas mais divertidas é xingar a cidade.
    Mas eu gosto daqui, até mais que minha esposa, uma paulistana da gema, com direito a sotaque italianado, gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anisio, eu também gosto de São Paulo. Nunca passei por uma situação como as das minhas filhas ou, então, nunca percebi. Talvez elas tenham sido privilegiadas por tal momento ou, então, sou muito desatento. Na verdade, nunca nem percebi essa dita rivalidade entre cariocas e paulistas. Pelo menos no Rio nunca senti isso. Muito obrigado por acessar o blog. Forte abraço!!!

      Excluir
  5. Paulistas normalmente são assim mesmo. Bairistas que só. 🤭🤭🤭🤭. Mas no futebol pelo visto é outra história né??? 🤣🤣🤣. Suas filhas ainda terão muitas histórias a contar sobre Sampa. Com certeza. 🤣🤣🤣🤣🤭🤭🤭🤭🤭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas vezes que fui a São Paulo não senti tanto isso. Se bem que eles, quando percebem que sou do Rio, sempre falam que São Paulo é isso e aquilo. Mas sempre levei em tom de brincadeira. Já no Rio essa rixa parece nem existir, pois os cariocas são tão centrados no Rio, que na maioria das vezes nem comentam as coisas que acontecem fora da cidade. Seja como for, a minha filha mais nova está gostando muito de morar em Sampa, ainda mais porque está gostando muito do curso. Obrigado demais por acessar o blog! Abração!!!

      Excluir