Assim que a minha mulher, a Dona Irene, me falou que pretendia se mudar para Porto Alegre, fiquei com um pé atrás. Não por conta da mudança, mas porque ela estava prestes a ir para uma cidade do sul do país. Não sei se já contei isso aqui, mas passei alguns dias em Curitiba e odiei aquele lugar. Que pessoal mais grosso!!!
E lá foi a Dona Irene para a capital gaúcha, onde entrou em um novo emprego. Para a minha surpresa, ela me disse que todos a receberam muito bem. Estranhei mesmo! Será que eu havia me enganado sobre as pessoas de Curitiba? Sinceramente, isso não me convencia, pois tive várias experiências que me fizeram prometer a mim mesmo que nunca mais colocaria os pés naquele lugar.
Finalmente conheci Porto Alegre nesses dias e, para meu total encanto, constatei que o porto-alegrense em nada se parece com o curitibano. Ainda bem!!! Eles são gentis, adoram os animais, isso a gente pode constatar nos vários locais em que passeamos. Em Poa (olha como estou quase um gaúcho) há diversas praças, inclusive com cachorródromos, onde você pode passear com seus cães soltos. As pessoas caminham pelas ruas e não é raro um desconhecido mandar um "Bom dia!"
Ah, uma coisa que eu sempre pensei que fosse exagero daqueles artistas que imitam gaúchos, mas que vi que não é bem assim. Por lá você sempre ouve aquele famoso "Bah", que soube ser uma abreviatura de "Barbaridade". Pois é, Poa é uma cidade a ser visitada e, confesso, senti até vontade de morar. Definitivamente, Porto Alegre em nada se parece com aquela outra coisa.
Eu amei Poa, mas gostei de Curitiba também.
ResponderExcluirMuito obrigado por ter lido o meu texto! E gostei da sua crítica também! Vivendo e aprendendo!
ExcluirCuritibanos são apenas ressabiados com forasteiros... Quando você se enturma, depois de uns dez ou doze anos, eles são tão legais como quaisquer outros brasileiros...
ResponderExcluirJohn, muito obrigado pela informação, mas talvez eu nunca irei saber se você está mesmo falando a verdade, pois não tenho paciência de esperar tanto tempo. Mas muito obrigado mesmo pela leitura do texto! Forte abraço!!!
ExcluirParabéns pelo texto. Tive a felicidade de conhecer as duas capitais e confesso que senti mais calor humano em POA, mas também fui bem tratado em Curitiba, mais fria, inclusive no clima. Mas voltaria com agrado nas duas capitais. Um abraço amigo
ResponderExcluirObrigado por ler o meu texto!!! Talvez eu tenha dado muito azar na minha estada em Curitiba. Tanto é que não penso mesmo em colocar os pés lá de novo. Mas pode ser que eu esteja enganado. Forte abraço!
ExcluirOk. Dudu. Donizete. Um abraço
ExcluirAbraço, Donizete!!!
ExcluirVoltaria com agrado às duas capitais..... Corrigindo..... Donizete
ResponderExcluirEstá bem afiado para concursos! Parabéns!!!
Excluir