Não acredito que esse gênio, até mais famoso por "Trem das onze", tenha se enganado sobre a verdadeira nota dessa corda. Prefiro pensar que ele, sabedor que o cavaquinho não tem uma corda mi, tenha feito de propósito para, assim, continuar levando a vida boêmia pela noite paulistana. Isso mesmo, imagino que o Adoniran, artista de primeira linha, tenha retirado a sexta corda do violão, que é mais grossa e, sim, ela é mi, e tenha pedido a mão da moça em casamento.
Mas eis que a minha amada, a linda Dona Irene, está aqui ao meu lado me falando de uma outra possibilidade, muito mais interessante. A tal corda era mesmo mi, mas a futura esposa do artista sabia que o cavaquinho só tem as cordas ré, si, sol e ré. No entanto, ela também saberia da paixão do Adoniran pela música e, dessa forma, se deixou enganar para que o futuro marido não ficasse triste. Pois é, vou levar para a vida a versão da minha mulher!
- Nota de esclarecimento: A crônica "A tal corda mi do Adoniran Barbosa" foi publicada pelo Notibras no dia 28/10/2023.
- https://www.notibras.com/site/corda-mi-inexistente-e-prova-de-amor-e-carinho/
Ótimo texto!!!
ResponderExcluirMuito grato!!! forte abraço!!!
ExcluirDudu, não sei se esta composição é do Adoniran. Não sei o que ele quis dizer com uma aliança, com a corda mi do cavaquinho.
ResponderExcluirRealmente, cavaquinho não tem corda mi.
Será que ele quis dizer que o amor dele, talvez, fosse uma coisa impossível como um cavaquinho ter uma corda mi?
Sem saber o que lhe passou pela cabeça, só sei que esta aliança existiu, aliás, existe até hoje no acervo do Adoniran.
Agora, se foi de uma corda mi, foi de um violão.
Mas de qualquer forma, foi uma prova de amor a toda prova, né?
Romântico.
Aí, como ele era Romântico...
Belíssimo texto, meu AMIGO ETERNO!
Maria Lúcia, taí! Gostei dessa sua suposição sobre a emblemática corda mi do Adoniran! Adorei mesmo!!! O Adoniran, com certeza, era um romântico inveterado! Que sorte a nossa poder escutar essas músicas tão lindas! Beijo carinhoso!!!
Excluir