Assim que adquirimos as terras, um dos nossos vizinhos veio me oferecer um jumento. Na verdade, nunca havia visto esse animal. Mas esse vizinho insistiu tanto para que eu o comprasse, que perguntei o preço. Ele me disse, depois de pensar rapidamente, que o valor era R$ 150,00. Isso mesmo!
Na hora, achei bem barato, mas depois soube que o meu vizinho queria mesmo era se livrar do animal, que estava dando muito trabalho. Seja como for, passaram alguns dias e lá veio o meu vizinho puxando a minha mais nova aquisição por uma corda. De cara a minha esposa e eu nos apaixonamos pelo animalzinho. Ela o batizou na hora de Zacarias.
Percebi que o Zacarias estava com umas feridas na orelha, meio magro e tal. Mas não me importei com essas coisas. A minha esposa e eu cuidamos do Zaca (apelido do Zacarias), que logo ficou curado e engordou. Depois de um tempo, passamos a passear com ele. Ele era muito bom de sela. Mansinho demais, apesar de não ser castrado. E, toda vez que a gente chegava na fazenda, lá vinha o Zacarias correndo e saltando de tanta felicidade por nos ver.
Depois que decidimos vender a fazenda, algumas pessoas vieram me oferecer quantias bem acima da que eu havia pago pelo Zacarias. Nenhuma fortuna, diga-se de passagem. Mas era um dinheiro que dava para comprar um excelente cavalo na região. Mas a minha mulher e eu não queríamos arriscar que o nosso amigo caísse nas mãos de um tutor que não fosse bom para ele. Por isso, o presenteamos ao nosso então funcionário, que até hoje cuida dele. Dessa forma, o Zacarias continua levando uma vida muito boa, apesar de viver em um local onde os jumentos não são muito valorizados.
- Nota de esclarecimento: A crônica "Zacarias, o jumento" foi publicada por Notibras no dia 13/1/2024.
- https://www.notibras.com/site/zacarias-antes-abandonado-agora-pula-como-canguru/
É verdade, aqui na nossa região, as pessoas acham que eles são muito marrentos.
ResponderExcluirMe fez lembrar do meu cavalo Juca.
Que saudade!
Pois é... Mas cada indivíduo é único. E temos que respeitar a individualidade, que ocorre entre os jumentos, os cavalos, os cães...
ResponderExcluirNo fim da história só me veio a cabeça como estaria Zacarias atualmente. Vocês ainda tem contato? Com certeza foi uma sorte dele ter encontrado ótimos tutores, que conseguiram até elevar seu "preço".
ResponderExcluirAinda tenho contato sim com o Zacarias. O que mais me impressiona é que ele não é castrado, ou seja, aquela mística de que os jumentos inteiros são bravos não se encaixa no perfil dele. Sempre foi muito dócil conosco.
Excluir