domingo, 9 de janeiro de 2022

Gamão do Povão

 


    O meu genro, acreditem ou não, é um inveterado torcedor do Gama. Isso mesmo!!! E lhe digo mais: é muito comum vê-lo com a verdíssima camisa desse que é o maior campeão do campeonato candango, carinhosamente chamado de Gamão do Povão ou, também, pelo nome do seu mascote, Periquito. Pois, da mesma forma que essa ave que emite sons que podem irritar algumas pessoas, especialmente quando estão aos bandos, também já incomodou muito os ditos times grandes do Brasil durante os anos 1990.

  Para aqueles que não sabem, o Periquito nasceu em uma das inúmeras cidades satélites, chamada de Gama. No entanto, após um preconceituoso comentário que dizia que os torcedores ou eram porteiros ou empregadas domésticas, que tentou desprestigiar a torcida do Periquito, houve uma identificação ainda maior com o povo candango. Daí, muitas pessoas afirmarem, dentre as quais o meu genro, que o Gama é o verdadeiro time do povo. Isso, aliás, realça ainda mais as diferenças com outro time de Brasília, famoso pelos pesados investimentos financeiros, cujo dono é um notório empresário e político, haja vista a sua prisão ter sido noticiada pela imprensa nacional.

    O Gama é, portanto, conhecido também por ser o time da resistência, já que, apesar das dificuldades financeiras, possui um patrimônio inestimável, que é a sua torcida, a maior da capital do país. Aliás, não é apenas em números que os torcedores do Periquito se destacam, mas também pelo amor demonstrado pelo clube. Por isso, não é raro um visitante encontrar alguém usando uma camisa do Gama em Brasília. Isso mostra outra faceta dessa famosa agremiação candanga, a paixão que ela desperta. Definitivamente, o Periquito é o Gamão do Povão!








Nenhum comentário:

Postar um comentário