No dia 09/11/2022, a Gal Costa aprontou uma com todos nós, apaixonados que somos pela sua voz inconfundível. Choramos a sua partida, inesperada pelo menos para mim, pois ela é dessas criaturas tão divinas, que jamais imaginei um dia ir embora.
Não sei qual é a sua percepção sobre a Gal, mas a minha sempre foi a de uma artista totalmente sem pudores sobre o palco, ciente do próprio talento. Com certeza ela usou e abusou dessa confiança ou, então, sempre fingiu muito bem. Como contraste, ela me parecia uma pessoa extremamente discreta, tímida até. Talvez a Gal seja o alter ego dessa baiana capaz de soltar uns agudos improváveis, que, acredito, faziam até a Elis Regina sentir uma pontada de inveja.
Aliás, preciso mencionar uma coisa que acontece rotineiramente aqui em casa. É que a minha esposa, a Dona Irene, sempre me faz a seguinte pergunta:
_ Dudu, quem é melhor: a Gal ou a Maria Bethânia?
Invariavelmente, eu respondo que é a Gal. Já a minha mulher tem a Maria Bethânia como sua cantora favorita. Seja como for, nós dois sempre ouvimos essas duas divas da nossa música popular brasileira, que este país teve o privilégio de ver florescer.
- Nota de esclarecimento: A crônica "Meu nome é Gal!!!" foi publicada por Notibras no dia 17/1/2024.
- https://www.notibras.com/site/de-2a-a-sabado-qualquer-um-e-dia-de-domingo/
Me parece que gal, bethânia e elis regina.. estão no mesmo patamar... talento brutal e nato.
ResponderExcluirRafael, creio que você tem razão. Também colocaria a Alcione nesse mesmo patamar. A minha saudosa amiga Sonia diria que todas seriam quase tão boas quanto à Ângela Maria. Já o meu grande amigo Antonio Manoel, com certeza, esbravejaria dizendo que é a Elis e pronto! No entanto, meu coração é grande e abarca todas elas e mais tantas outras!
Excluir